Notícias

Mapa da Violência 2015 – Homicídio de Mulheres no Brasil

voltar 09/11/2015

Mapa da Violência 2015 – Homicídio de Mulheres no Brasil, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), aponta um aumento de 21% de mulheres vítimas de violência em uma década: em 2013 foram 4.762, contra 3.937 em 2003. Ou seja, em 2013, cerca de 13 mulheres foram assassinadas diariamente. O país tem uma taxa de 4,8 homicídios por 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, conforme dados da OMS que avaliaram um grupo de 83 países.

A pesquisa, apresentada nesta segunda-feira (09/11), em Brasília, conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, do escritório no Brasil da ONU Mulheres e da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Os dados foram apresentados pelo pesquisador da Flacso, Julio Jacobo Waiselfisz.

Entre as autoridades presentes, destacamos a Secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves; diversas gestoras da SPM e gestoras estaduais do Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; as coordenadoras da Casa da Mulher Brasileira de Brasília, Arlene Santos e Miriam Pondaag; o Juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e coordenador do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CJM/DF), Ben-Hur Viza e a professora titular da UNB Lourdes Bandeira.

Compartilhe